Relat Rio 09 TeCom
1149 palavras
5 páginas
Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas GeraisDepartamento de Engenharia Eletrônica
ELT087 – Laboratório de Comunicações
Capítulo 9 –
Modulação FSK
Integrantes do grupo:
Professor: Turma: L1
Belo Horizonte
9 de June de 2015
1. Introdução
A modulação FSK consiste na técnica de variar a freqüência de uma portadora senoidal em função do nível lógico de um sinal de mensagem binário mantendo a amplitude da onda portadora modulada constante. Como mostrado na figura 1, quando o bit transmitido é 0, atribui-se determinada freqüência na portadora durante o período de um bit. Quando é transmitido bit corresponde a 1, atribui-se outra freqüência.
Figura 1 – Modulação FSK
Inicialmente essa técnica era utilizada com apenas dois valores de freqüência correspondendo aos níveis binário “1” ou “0”. Este método é denominado BFSK (Binary Frequency-shift keying). Posteriormente, foram introduzidos mais valores de freqüência, o que permitiu a codificação de dois ou mais bits por valor. Por exemplo: utilizando 4 valores diferentes de freqüência, pode-se atribuir 2 bits para cada valor ( f1 – 00, f2 – 01, f3 – 10 e f4 – 11).
Para o caso de um Binary Frequency-shift keying, a freqüência resultante transmitida é dada por:
Em que: é a freqüência correspondente a nível lógico 0; é a freqüência correspondente a nível lógico “1”.
O índice em modulação em freqüência é a taxa entre o desvio de freqüência e a freqüência da mensagem.
Dependendo do valor desse índice, as propriedades dos sistemas FM tendem a ser diferentes. O caso em que é pequeno se comparado a 1 radiano (2π), é denominado FM de banda estreita, no caso desse relatório, será denominado FSK de banda estreita. O caso em que é considerado grande é denominado FSK (ou FM) de banda larga. Quanto maior o índice de modulação, maior o número de bandas laterais significativas e maior a largura de banca do sinal.
Um conceito importante para o estudo desta modulação é a Regra de Carson,