Formulario Para Treino De AVA02
373 palavras
2 páginas
Questionário1) Defina algas? (0,5)
2) O nome alga é de alguma categoria taxonômica? Explique. (0,5)
3) Onde podemos encontrar algas microscópicas? E as macroscópicas? (0,5)
4) Existe uma variedade de algas, cite os critérios para a classificação das algas. (0,5)
1.
As algas são seres uni- ou pluricelulares fotossintetizantes que são distintos das plantas por não possuírem tecidos especializados e embrião. São consideradas algas as cianobactérias e os protistas fotossintetizantes, além de alguns de seus parentes não fotossintetizantes. Organismos predominantemente aquáticos, com uma grande variação morfológica, a maioria microscópica, unicelulares, filamentosos, coloniais ou macroscópicas e talosos e variação de reprodução sexuada e assexuada.
2.
Não, pois o grande grupo das algas abrange seres uni e pluricelulares, inclui procariotas (as cianobactérias) e eucariotas (os protistas), fotossintetizantes, sendo distintas das plantas por não possuírem tecidos especializados e embrião. Apresenta uma Sistemática relacionada a composição de pigmentos, a morfologia dos gametas e ao tipo substancia de reserva energética.
3.
As microalgas são fáceis de encontrar em ambientes muito próximos do ser humano, como ambientes domésticos: em agua de cães, agua de calhas, simbiose com musgos em jardins ou arvores. As talófitas em sua maioria marinhas, mas podem ser encontradas e coletadas para estudo em aguas de lagos, rios ou represas artificiais de abastecimento, tanques para tratamento de agua potável.
As macroalgas são organismos bênticos, os quais, sejam efêmeros ou perenes, vivem quase toda sua vida fixos a um substrato sólido, consolidado ou não. As únicas fases do histórico de vida que se apresentam livres e integram o plâncton por períodos muito curtos de tempo são os esporos e gametas. A grande maioria das macroalgas vive fixa a um substrato sólido, sobretudo rochas ou corais mortos, embora algumas espécies apresentem adaptações para crescerem sobre substrato não