tecnologo
1.1 O que é CMS?
CMS (Content Management System – Sistema de Gerenciamento de Conteúdo. ), é sistema usado para criar, editar, criar e editar template e gerenciar conteúdo publicado no site, basicamente são sites prontos onde o usuário o personaliza sem ter conhecimento de em programação.
A maioria é código livre e gratuito, deixando o custo para manter o projeto bem mais barato e facilitando velocidade para conclusão do projeto.
1.2 Quando Surgiu?
A CMS surgiu quando professores precisavam de uma aplicação de pudesse ensinar aulos a distância, alterar e publicar e etc.
1.3 Principais CMS:
WordPress: é a cms mais popular atualmente, contém várias ferramentas, fácil de gerenciar e conta com uma grande comunidades de usuários.
Linguagem utilizada: PHP.
Banco de dados: Mysql.
Joomla: Não é popular como o WordPress, mas contém o desempenho, usado com foco em grandes quantidades de atualizações como portais com grande volume de notícias.
Linguagem utilizada: PHP.
Banco de dados: Mysql.
Moodle: Um CMS de apoio a aprendizagem, um ambiente virtual com níveis de usuário (Administrador, Professor e Aluno) Linguagem utilizada: PHP.
Banco de dados :MySQL, PostreSQL, Oracle, Access e Interbase .
Drupal: Contém muitos módulos (cerca de 10 módulos), e trabalha com ferramentas automatizadas administrativas.
Linguagem utilizada: PHP.
Banco de dados: Mysql.
2 Critérios de seleção
Os critérios estão categorizados em: Recursos, Praticidade, Disponibilidade e Segurança.
2.1 Recursos
A CMS deve conter uma variedade de recursos e fácil personalização e adaptação aos recursos como banco de dados e linguagem utilizada.
2.2 Praticidade
Praticidade é um atributo importante para o critério de seleção, a sua navegação deve ser fácil de usar, tanto para o leitor quanto para o gestor de conteúdo e para pessoa que for editar as linguagens utilizadas na CMS.
2.3 Disponibilidade
O Sistema