tecnologo
Acidentes”; “Segurança do Trabalho”;
“Evite Acidentes”, entre outros.
Além disto, precisam conter a cruz branca, em fundo circular verde, características do “selo de segurança”.
Para o trabalho noturno, recomenda- se que, para a iluminação dos quadros, se utilize lâmpadas fluorescentes. Os cartazes devem ser convenientemente escolhidos, caracterizando-se por serem educativos e mostrarem, sempre, os aspectos positivos. Assim, devem ser evitados os cartazes aterradores, monótonos ou sem relação com as atividades da empresa.
Quando da implantação de um novo cartaz, é recomendável que o líder reúna o pessoal e faça um breve comentário (não superior a cinco minutos), explicando sua significação evitados, contudo, os locais próximos de escadas e portas, como também corredores estreitos ou mal iluminados. É necessário que estejam ao alcance da visão, dispostos a uma altura de aproximadamente 1,5 a 2 metros do piso. Periodicamente, os cartazes devem ser substituídos, de preferência, a cada 15 dias. Os que forem colocados nos locais de trabalho devem ser específicos, contendo ensinamentos ou avisos sobre uma atividade determinada para a qual se deseja a prevenção. Aqueles eventualmente aproveitáveis devem ser guardados em gavetões adequados, e recolocados em uso depois de um certo período de tempo. Os quadros deverão ser de madeira, providos freqüentemente alguém mais faz o ensinamento.
O supervisor pode estar muito ocupado com outro serviço e, portanto, não terá tempo suficiente para instruir cada novo trabalhador.
Deve ser verdade que mais alguém, por exemplo, um assistente da supervisão, um trabalhador experimentado, possa dar uma orientação para o início de trabalho, inclusive melhor que o próprio supervisor.
É responsabilidade do supervisor conhecer o que está sendo ensinado e se o