Cultura afro-brasileira
Maracatu
É uma manifestação cultural da música folclórica pernambucana afro-brasileira. É formada por uma percussão que acompanha um cortejo real. Como a maioria das manifestações populares do Brasil, é uma mistura das culturas indígena, africana e europeia. Surgiu em meados do século XVIII.
Carnaval
O carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo. Tem sua origem no entrudo português, onde, no passado, as pessoas jogavam uma nas outras, água, ovos e farinha. O entrudo acontecia num período anterior à quaresma e, portanto, tinha um significado ligado à liberdade. Este sentido permanece até os dias de hoje no Carnaval. Os desfiles de bonecos gigantes, em Recife, são uma das principais atrações. Na cidade de Salvador, existem os trios elétricos.
Iemanjá
Comemorada no dia 2 de fevereiro, é a única grande festa religiosa baiana que não se originou do catolicismo, mais do candomblé. No dia dedicado a Iemanjá, milhares de pessoas vão às praias para fazer oferendas à rainha do mar. Essa tradição começou em 1923. Durante o dia, as pessoas depositam oferendas nas mais de 300 embarcações que, às 16:00, levam tudo para alto mar. Quando os barcos voltam para a terra, os acompanhantes não olham para trás, pois faz mal.
São Benedito
De grande devoção popular, é festejado em muitas cidades. É considerada a principal festa de congado do sudeste e do Brasil. O congado é uma manifestação cultural e religiosa de origem africana. Na celebração, a aclamação do santo é animada por meio de danças, com muito batuque de zabumba. Há uma hierarquia em que se destacam o rei, a rainha, os generais e os capitães, divididos em turmas.