Tecnologias multimedia
Recursos necessários
Para o desenvolvimento e a execução de conteúdos e aplicações multimédia, existe um conjunto de recursos de hardware, software e suportes de armazenamento de informação que segundo as suas características podem atribuir, para um acréscimo da qualidade.
Hardware
Dispositivos de entrada – Permitem a comunicação no sentido do utilizador para o computador, este pode controlar ou interagir com a execução de aplicações multimédia.
Teclados, Ratos, Touchpads, Joysticks, Trackballs, Scanners, Câmaras digitais, Microfone
Dispositivos de saída – Permitem a comunicação no sentido do computador para o utilizador, os dispositivos de saída relacionam-se com a reprodução de aplicações multimédia.
Monitores, Placas gráficas, Impressoras, Projectores de vídeo, Plotters, Altifalantes, Auscultadores.
Dispositivos de entrada/saída de dados – Permitem a comunicação em ambos os sentidos do computador para o utilizador e vice-versa.
Placas de som, Dispositivos de ligação a redes, Touch screens e Placas de captura de Tv
Dispositivos de armazenamento – Permitem guardar dados de forma permanente ou semi permanente, estes podem ser classificados em magnéticos, semicondutores e ópticos.
Magnéticos
Disco rígidos: Permitem armazenar grandes quantidades de informação que é acedida aleatoriamente, podem ser designadas por internos ou externos, conforme estão instalados dentro ou fora do computador. A vantagem dos discos externos é permitir transportá-los de forma mais fácil para outros computadores
Bandas magnéticas: Utilizam a electromagnetização das partículas de forma sequencial. São o suporte mais económico de armazenamento de grandes quantidades de dados, e por isso as mais indicadas para fazer cópias de segurança da informação.
Semicondutores
Cartões de memória: Servem para armazenar dados como texto, fotos, vídeos e músicas. São usados em diferentes tipos de dispositivos harware, como as câmaras fotográficas