tecnologias em saude
Vimos que hoje século XXI a tecnologia entrou em nossas vidas para nos auxiliar e muito em todos os campos,e especialmente na área da saúde, porém tanta tecnologia se não for aliada a técnica,organização,humanização,terá sua eficácia reduzida.
Temos que pensar que talvez estejamos eu falo dos( enfermeiros,médicos,técnico)s que da absolutamente e capazes de gerenciar máquinas e acabam pondo de lado o ser humano que está ali,o paciente não atribuindo a ele os cuidados que farão diferença em sua reabilitação,o contato direto. Hoje a maior concentração está em UTIs,onde os pacientes quase que totalmente necessitam desse contato direto.
Com a descoberta do raio-x vamos usar como exemplo e junto com ele a diagnosticar imagem que na época foi uma descoberta incrível e com amplo interesse do setor saúde e o passar do tempo foi se descobrindo outros meios como exemplos ultra-som,tomografia,ressonância magnética,ai sim ,a tecnologia se torna indispensável para diagnósticos de doenças e seu campo de trabalho se torna muito grande.
Sabemos que por outro lado o auto-benefício dessa tecnologia é muito caro, cada hospital tem que ter na base seu custo e manutenção,ter profissionais habilitados para o seu manuseio,mas nunca deixando de lado é ser humano que está ali no leito,sabendo confortar ,cuidar,ter o básico que é solidariedade o carinho.
A tecnologia em si tem seu grande valor, a perspectiva de um diagnóstico rápido e preciso. Mas nunca deixando de lado o aspecto humano, o cuidar o se doar ao próximo em sua plena acepção da palavra.
Essa humanização nas organizações hospitalares, enfatizando aspectos conceituais e forte presença de dimensão tecnológica necessita ser revigorada por meio da valorização da natureza humana, quer no uso de um produto ou de um processo no cuidar.
Uma vez que ambas sofreram historicamente uma dicotomia e hoje se apresentam indissociáveis e complementares, como desafio a serem gerenciados pelo enfermeiro.