Tecnologias digitais nas organizações
TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS ORGANIZAÇÕES
Com o amplo desenvolvimento da globalização, tem-se desenvolvido e surgido grandes tecnologias capazes de suprir “parcialmente” as demandas exigidas pelo mercado.
O papel da tecnologia de informação (TI) nas organizações tem assumido uma importância jamais vista em outras épocas. Em tempos de comunicação instantânea, o uso de tecnologias permite percepções humanas intensas, derrubando conceitos e definições. Estas interações favorecem também a criação de redes de comunicação e podem também alterar o comportamento das redes já existentes.
No mundo atual, globalizado e competitivo, saber identificar vantagens tecnológicas diferenciadas para buscar se destacar pode ser encarado como uma grande estratégia competitiva. É possível afirmar que para certas tecnologias a serem utilizadas dentro das organizações, é preciso considerar alguns aspectos, como: os recursos disponíveis, opções de usuários, ferramentas oferecidas pela organização, todos esses fatores com o objetivo de possuir um resultado otimizado em relação às atividades a serem desempenhadas.
As sociedades industrializadas criaram um vasto domínio tecnológico muito estreitamente moldado por necessidades e incentivos econômicos. Esse domínio tecnológico, proporciona numerosos meios pelos quais, a vida cotidiana se tornou extremamente ligadas a Ciência. Assim, os conhecimentos tecnológicos fornecem uma base de observações que em algum momento se tornou objeto de interesse por parte da ciência.
O progresso tecnológico identifica as direções de novas pesquisas científicas que apresentem um alto retorno potencial. As relações entre a ciência e a tecnologia não podem ser adequadamente descritas quando se visualiza a pesquisa científica aparecendo em primeiro lugar e levando em algum momento a aplicações na tecnologia.
A TI pode se apresentar muitas vezes como um grande dilema para os gestores, pois existe uma necessidade muito maior de gerenciamento de informações