O papel da tecnologia da informação (ti) na estratégia das organizações
Marcelo Alves Carrera1
Resumo:
A crescente competitividade do cenário, a globalização, a transformação da sociedade industrial numa sociedade baseada na informação e no conhecimento, entre outros fatores, estão desafiando os administradores, exigindo mudanças na maneira de gerir as empresas, tornando a informação ferramenta fundamental não só para o crescimento, mas também par a sobrevivência das organizações. Para atender às necessidades deste novo ambiente, a informação precisa ter como suporte uma adequada Tecnologia de Informação (TI), a fim de disponibilizar respostas rápidas e eficientes que a competitividade está constantemente exigindo.
Palavras Chaves: Tecnologia da Informação, Sistema de Informação, Tecnologia a serviço das Organizações, Certificação Digital.
Introdução:
Nossa sociedade vem se tornando dependente da Tecnologia de Informação
(TI), pois ela vem provocando efeitos na forma de realizar o trabalho e na competitividade das organizações. Sua aplicação tem sido disseminada em diferentes tipos de organizações e a abrangência de seu impacto é muito ampla, justificando uma busca mais atenta em identificar os seus efeitos junto às mesmas.
Os efeitos produzidos pela sua introdução reconfiguram a estratégia do negócio, podendo, em muitos casos, redefinir seu próprio escopo. É, pois, extremamente importante saber como são aplicados e gerenciados os recursos da TI e seus possíveis efeitos nas várias estratégias da organização e no trabalho.
Atualmente, os bancos têm sido as organizações que mais tem investidos em
TI, seguidos de forma isolada, pela indústria de serviços, investindo significantes recursos visando aumentar a competitividade em relação aos concorrentes.
Este artigo apresenta uma síntese sobre o funcionamento de um Sistema de
Informação dentro de uma organização, tendo como objetivo principal identificar a utilização de alguns mecanismos tecnológicos