Tecnologias de gestao
Introdução
O final do século XX deixou claro um conjunto de preocupações que devem orientar a conduta intelectual dos cientistas. A degradação do meio ambiente tem deixado seqüelas irreversíveis, ocasionado pela utilização de novos conhecimentos sem uma prévia consideração dos efeitos sobre as condições de vida no longo prazo. Diante disso, a Sustentabilidade recebe grande destaque em relação a sua importância. “O conceito foi introduzido no início da década de 1980 por Lester Brown, fundador do Wordwatch Institute, que definiu comunidade sustentável como a que é capaz de satisfazer às próprias necessidades sem reduzir as oportunidades das gerações futuras” (Trigueiro, 2005).
O equilíbrio entre o econômico, o social e o ambiental é a premissa do desenvolvimento sustentável (PNUD, 2005).
A sustentabilidade na visão organizacional é um modelo que visa manter o crescimento das empresas levando em consideração as variáveis éticas, sociais, políticas, respeitando o meio ambiente, sem perder o foco e ações de responsabilidade, civil, administrativa e criminal. Com isso, direciona a Instituição para um futuro sólido, sem o risco do comprometimento da sua imagem e do negócio. "Desenvolvimento sustentável é aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as futuras gerações atenderem às suas próprias necessidades" (Brundtland, 1987).
Neste contexto, torna-se necessário um estudo mais aprofundado, relevando a importância do desenvolvimento sustentável nas organizações em geral, oferecendo subsídios para propor melhoras ou mudanças no tema estudado. Perante essa questão, empresas como o Banco Real, buscam cada vez mais iniciativas como a sustentabilidade que tenha como foco um diferencial para o sucesso dos negócios, mas que também, tragam benefícios para os problemas sócio-ambientais.
Como objetivo a pesquisa buscou identificar e classificar as informações sobre as