Ética comportamental
ÉTICA
MARCO ANTONIO OKADA
O indivíduo e a sociedade
1) Relações sociais; que é quando duas ou mais pessoas estão em contato entre si e estabelecem uma comunicação. 2) Processos sociais; é a interação repetitiva de padrões de comportamento comumente encontrados na vida social. 3) Assimilação; processo que implica que os indivíduos ou grupos alterem profundamente sua maneira de pensar, sentir e agir, ou seja um processo longo e complexo para garantir uma solução permanente para os conflitos. 4) Processo de socialização; processo através do qual o ser humano vai aprendendo o modo de viver da sociedade em qual está inserido. 5) Símbolos Sociais; que podem ser os exemplos para a sociedade, onde mostram uma personalidade que se quer imitar.
O texto apresenta uma análise dos aspectos sociológicos dos seres humanos desde os tempos mais remotos, mostrando que o homem sempre viveu em grupos, ou seja, aquele que permanece fora do grupo é de difícil aceitação para o ser humano.
Assim podemos dizer que o homem interage socialmente no aspecto da convivência , que era necessário para compartilharem idéias, sentimentos, atos entre grupos e as pessoas do grupo, ou seja, a base de toda vida social é a interação.
Para que haja a interação social é preciso que haja contato social entre os indivíduos, sendo importante como resultado dessa interação uma modificação no comportamento das pessoas envolvidas.
Denominamos processos sociais à interação repetitiva de padrões de comportamento encontrados na vida social como cooperação, competição, acomodação, conflito e assimilação.
• Cooperação - forma de interação no qual diferentes indivíduos trabalham juntos por um fim comum
• Competição – processo social que acontece entre grupos ou indivíduos, onde eles disputam por bens e vantagens sociais.
• Conflito – processo no qual pessoas ou grupos procuram recompensas pela eliminação ou