Tecnologias Assistivas
A tecnologia assistiva é o termo utilizado para caracterizar todas as formas de adaptação tecnológica para portadores de alguma deficiência, seja ela motora, visual, auditiva, etc. Promovendo a inclusão e dando mais possibilidades de desenvolvimento social e profissional para essas pessoas. Tecnologia em si, já é utilizada e constantemente adaptada para facilitar nossas atividades cotidianas, porém, até pouco tempo atrás, não se pensava nas minorias com algum tipo de deficiência para permitir que os mesmos também acompanhassem essa evolução e pudessem se tornar mais independentes.
“Entende-se por ajudas técnicas qualquer produto, instrumento, estratégia, serviço e prática utilizada por pessoas com deficiência e pessoas idosas, especialmente, produzido ou geralmente disponível para prevenir, compensar, aliviar ou neutralizar uma deficiência, incapacidade ou desvantagem e melhorar a autonomia e a qualidade de vida dos indivíduos”. (PORTUGAL, 2007).
Existem hardwares e softwares (gratuitos e pagos) especializados para promoverem esses tipos de tecnologias. Os físicos são mouses, teclados e adicionais dispositivos de saídas, normalmente para deficiências intelectuais e motoras, teclados virtuais, softwares de reconhecimento de voz, entre outros.
Dois dos mais famosos sites de avaliação de acessibilidade de páginas da internet são as páginas daSilva e Hera, neles, é possível verificar o quão acessíveis as páginas podem ser, infelizmente muito se faz na usabilidade de sites, mas poucos tem excelência nos quesitos de acessibilidade, os sites citados avaliam, entre outras coisas:
1- Se o site fornece um equivalente textual a cada imagem, possibilitando a leitura de deficientes visuais que utilizam de programas que leem as imagens durante a navegação.
2- Se o site dá títulos aos frames, possibilitando que o usuário decifre os links dispostos na página.
3- Se o site possui uma página alternativa em caso de impossibilidade de aplicar a