tecnologias assistenciais na enfermagem
Conceito – Histórico – Aplicações:
O termo tecnologia possui como definição etimológica ``tecno ´´ que é o saber fazer , e `` logia´´ que vem de logos- razão , ou seja: razão do saber fazer.
Tecnologia assistencial, consiste em conhecimentos e instrumentos interligados que fundamentam e delimitam modos sistematizados de saber-fazer e cuidar humano. Construção de um saber técnico cientifico resultante de pesquisas, aplicações de teorias e vivencia dos profissionais. Visando assim uma assistência de qualidade, enxergando esse ser humano de todas as maneiras possíveis, tanto no físico, espiritual, social, psíquico.
Dentro do contexto hospitalar temos :
Tecnologias Educacionais: ensinar, aprender, adquirir conhecimento;
Tecnologias Assistenciais : atitude do cuidador, profissional-paciente ou cliente
Tecnologias Gerenciais : gerenciamento, fazer desenvolver, acontecer corretamente.
A tecnologia em enfermagem tem a finalidade de tornar mais eficiente a atividade humana, melhorar a qualidade do atendimento, manter e promover a saúde e ainda dar suporte na doença. Seja por uso de equipamentos/maquinas que auxiliam em exames e tratamentos ,conhecidas como tecnologia ``dura´´. Ou diz respeito a relações, vinculo com a equipe e paciente, gestão, processos de trabalho, conhecida como tecnologia ``leve ´´. E ainda os saberes estruturados que atuam no processo de trabalho em saúde (SAE). Conhecida como tecnologia ``leve/dura´´.
É preciso as três categorias de tecnologias para se fazer uma boa pratica de trabalho. O desenvolvimento de tecnologias relativas ao cuidado de enfermagem, influencia na mudança do tipo e da intensidade do cuidado, já que padrões e valores foram alterados pelos níveis de tecnologias que estão sempre evoluindo.
A Sistematização da assistência de Enfermagem (SAE), é uma atividade privativa do enfermeiro que norteia as atividades de toda a equipe de Enfermagem, já