Tecnologias aplicadas a educação
CURSO: PEDAGOGIA
DISCIPLINA: LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS.
PARTICIPANTES:
Elivanda da Silva Rosa
Marcela Ferreira de Menezes
Silvia Helena dos Santos Alves
Silvia Maria dos Santos Amorim
Verônica Cardoso Venção
TÍTULO DA ATIVIDADE: LEITURA E OS SENTIDOS DO TEXTO
Professor: Luiz Roberto Wagner.
Teresina-PI, 06 de junho de 2012.
INTRODUÇÃO. O presente trabalho tem como objetivo citar as várias etapas da produção de uma narração, descrição e dissertação para que se compreenda a leitura e os sentidos de um texto. Sabe-se que para realizar qualquer tipo de texto é necessário que saiba o que é concepção de leitura, estratégia de leitura e o sentido que a leitura faz na produção de um texto.
CONCEPÇÃO DE LEITURA A concepção de leitura significa um ponto de vista da leitura, um modo de ver a leitura. A ssim, ler é mais do que um simples ato de decodificar, é antes de tudo um ato de raciocínio. Para entender como alguém lê, é necessário saber como são seus olhos e qual sua visão de mundo. Isso faz da leitura sempre uma releitura. A leitura tem como finalidade aproximar as pessoas. Oferecendo-lhes recursos para que possam interpretar e compreender os textos lidos. Sendo assim, fica evidente que cada leitor é coautor, porque compreende e interpreta a partir do mundo que habita.
ESTRATÉGIAS DE LEITURA São técnicas ou métodos utilizados pelo leitor para facilitar a compreensão dos dados informativos de um texto. Assim os procedimentos adotados por cada um se diferenciam uma vez que nem todos assimilam o conhecimento da mesma forma. Algumas pessoas encontram dificuldade em ler, pois acham cansativo, monótonas e difíceis. Isso ocorre porque na maioria das vezes, o individuo ainda não encontrou um meio estratégico para promover sua leitura de maneira prática.
Algumas táticas de leitura:
Leitura em voz alta- enquanto lê em voz alta, a