tecnologias ageis
Sumário
Introdução 03
Desenvolvimento 04
Conclusão 07
Introdução.
Também conhecidas como Metodologias orientadas a planejamento, as Metodologias Clássicas dominaram a forma de desenvolvimento de softwares até o início da década de 1990. Entretanto, estas metodologias devem apenas ser aplicadas em situações em que os requisitos do sistema são estáveis e os requisitos futuros são previsíveis.
Metodologias ou Processos Orientados a documentação de certa forma são barreiras impostas ao desenvolvimento, pois muitas organizações não possuem recursos para processos pesados de produção de software. Por esta razão, as organizações pequenas acabam por não usar nenhum processo. Isto pode trazer efeitos negativos no que diz respeito a qualidade do produto final, além de dificultar a entrega do software nos prazos, custos e funcionalidades previamente definidas.
Extreme Programming (XP) A Extreme Programming (XP) é uma Metodologia Ágil para equipes pequenas e médias que desenvolvem software baseado em requisitos vagos e que se modificam rapidamente. Entre as principais diferenças da XP em relação às Metodologias Clássicas estão o feedback constante, a abordagem incremental e o encorajamento da comunicação entre as pessoas. A maioria das regras da XP causa surpresa no primeiro contato e muitas não fazem sentido se aplicadas isoladamente. É a força de seu conjunto que sustenta o sucesso da XP, trazendo uma verdadeira revolução no desenvolvimento de software. O principal objetivo da XP é dar agilidade ao desenvolvimento do projeto e busca garantir a satisfação do cliente. As práticas, regras, e os valores da XP garantem um agradável ambiente de desenvolvimento de software para os seus seguidores, que são conduzidos por quatro princípios básicos:
A – Princípio da Comunicação - busca manter o melhor relacionamento possível entre