Artigo de Conclus o de Curso Ado o de Metodologias geis em Org os P blicos
DIRETORIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA, PESQUISA E EXTENSÃO
PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE SOFTWARE CENTRADA EM
MÉTODOS AGEIS.
ADOÇÃO DE METODOLOGIAS/PRÁTICAS ÁGEIS EM ÓRGÃOS
PÚBLICOS
ALUNO: GUILHERME CEKIERA DI BUCCIO
PROFESSOR ORIENTADOR: JUNILSON SOUZA
Belo Horizonte
2011/1°
1. Resumo
Este artigo realiza um estudo sobre as dificuldades encontradas na Implantação de
Metodologias/Práticas Ágeis (Scrum, Lean, XP, TDD) em Órgãos Públicos que atuam na área de desenvolvimento de sistemas para o Governo.
A proposta deste artigo é de identificar barreiras encontradas na implantação de metodologias/práticas ágeis em um órgão público levando em consideração toda a dificuldade envolvida neste processo, devido ao fato de que os projetos nascem e são controlados com base em leis, e também pelo fato do grande nível hierárquico encontrado nesse ambiente.
Para mostrar este cenário, o artigo será um estudo baseado em experiências reais de pessoas/empresas que já adotam metodologias/práticas ágeis em seu ambiente de desenvolvimento. Palavras-chave: Processo Ágil, Software, Governo, Scrum, XP, TDD.
2. Introdução
2.1.Tema
Adoção de metodologias e práticas ágeis em órgãos públicos.
2.2.Justificativa
As metodologias/práticas ágeis têm como propósito principal reunir em uma metodologia, práticas efetivas de gestão e desenvolvimento de software, conhecidas historicamente por possuir um alto índice de sucesso e de efetividade, ajudando a reduzir a quantidade de problemas encontrados durante o ciclo de vida de um projeto.
As empresas públicas normalmente são bastante tradicionais em relação aos processos e responsabilidades existentes internamente, possuindo uma grande quantidade de níveis hierárquicos. Com esse cenário temos como desafio identificar todos os pontos positivos que este processo oferece e uma rotina para facilitar a implantação de um processo/prática ágil nesse ambiente tradicional, elaborando sistemas com qualidade e em tempo