Tecnologia
CLEVERTON LUIZ CASAS EBEL
Tecnologia no estoque e na logística
Atualmente, com maior frequência, empresas aderem modelos de gestão apoiados em recursos de sistemas integrados de informação como vantagem competitiva diante da competitividade do mercado empresarial. No contexto da logística, o auxilio da tecnologia de informação, preconiza-se a otimização do desempenho empresarial, somado a custos operacionais adequados aos objetivos da empresa sem afetar de forma negativa na qualidade do serviço aos seus clientes. De modo prático, isto se dá com o uso de ferramentas que potencializam o controle bem como o gerenciamento do trafego de informações de uma organização. (MONTEIRO; BEZERRA, 2003)
Dos desafios enfrentados na gestão de um estoque eficiente em logística, Souza, et al (2009) discorrem que é necessário cada vez mais garantias de redução dos investimentos financeiros desnecessários nas organizações. Neste sentido, a tecnologia de informação surge como meio efetivo de garantia de qualidade e confiabilidade ao controle de dados necessários e rastreio de informações permitindo que o produto chegue até o cliente sem que haja custos adicionais à empresa fornecedora.
Para tanto, é fundamental que a empresa faça de sua gestão, uma gestão baseada na inovação, em processos que aperfeiçoem seu planejamento e metodologia levando ao aumento da produtividade, otimização do tempo e redução dos custos.
Para Martins e Campos (2005) praticamente todos os teóricos da área de administração são unânimes em considerar a tecnologia como um fator de produção ao lado dos recursos clássicos: natureza, trabalho e capital. Sendo assim a tecnologia é fundamental junto à logística. No entanto, pode-se pensar também a união das disciplinas como a comercialização da ciência; a evolução cientifica que é colocada em cada produto ou serviço.
Quando uma organização lança-se de forma inovadora a partir do emprego da tecnologia, coloca-se de modo impar no mercado