Tecnologia
Planejamento Estratégico
Profº. Leonardo dos Santos Ferreira leonardosf@prof.una.br
Conteúdo
1. Planejamento. 2. Criando uma estratégia 3. Análise SWOT (FOFA) 4. Estrutura estratégica
1
29/03/2013
1. Planejamento
Em resumo, pode-se dizer que é o processo de analisar uma organização sob vários ângulos, definindo seus rumos por meio de um direcionamento que possa ser monitorado nas suas ações concretas, utilizando-se, para tanto, de um instrumento denominado “plano estratégico”.
Continuação
Porque Planejar?
O planejamento nos permite ter direção, reduz os impactos das mudanças que sofremos constantemente, minimiza o desperdício e a redundância e fixa os padrões proporcionando melhor controle. Ao planejarmos desenvolvemos os objetivos, definimos padrões que facilitam o controle. Nos dar segurança para alcançar o que estamos buscando.
2
29/03/2013
Planos Estratégicos x Planos Operacionais
Planos Estratégicos: É o plano que se aplica a organização inteira, que estabelecem os objetivos globais e que buscam posicioná-las em termos de seu ambiente. • Tendem a abranger períodos (tempo) extenso; • Normalmente são planos de 5 anos ou mais; • Cobre uma área mais ampla e lidam com poucas particularidades Planos Operacionais: Especifica os detalhes de como os objetivos globais serão alcançados. • Tendem a cobrir períodos mais curtos; • Geralmente são planos mensais, semanais, diários.; • Possuem objetos mais estreitos e mais limitados.
Planos Estratégicos x Planos Operacionais
Continuação
3
29/03/2013
Críticas ao Planejamento
Principais argumentos levantados contra planejamento formalizado e estratégico. Rigidez no planejamento: Estabelecem metas específicas com prazos determinados, o que limitam as pessoas e as unidades organizacionais em metas que nem sempre são possíveis de concretizar. Planejar mudanças em um ambiente turbulento: A turbulência pode se transformar em uma oportunidade. Mas se os planos são