Engenharia civil
Marco Antonio Barcelos Lima
Entende-se por Geologia de Engenharia, também denominada de Geologia Aplicada à Engenharia, é a disciplina que emprega os conhecimentos geológicos para a solução de certos problemas de Engenharia Civil, principalmente nos setores de construção de rodovias/ferrovias, implantação de barragens, abertura de túneis e canais, obtenção de água subterrânea, projeto de fundações de obra, contenções de encosta, taludes, bermas, dentre outros.
A Engenharia geotécnica tem como principal objetivo construir obras especiais visando Contenções, Fundações, Taludes, Muros de Arrimo, e Barragens.
Nesses tipos de obras é de suma importância, conhecer as características, propriedades e comportamento dos materiais do subsolo, onde serão implementados esses tipos de obra.
Para conhecermos o subsolo, os engenheiros civis e geólogos lançam mãos das investigações geotécnicas e controle tecnológico, instrumentos primordiais na segurança e economia de qualquer tipo de obra geotécnica.
Através de mapas geológico-geotécnicos e geomorfológicos, sondagens nos locais de interesse e ensaios laboratoriais e de campo, o engenheiro geotécnico pode analisar a situação de risco existente e propor alternativas de soluções para o problema em potencial.
A Geologia de Engenharia, além de sua raiz na Geologia, tem ligações muito fortes com a Mecânica das Rochas e a Mecânica dos Solos. Estas três disciplinas unidas formam a chamada Engenharia Geotecnia.
Na prática profissional, Geólogos, Engenheiros Civis e Engenheiros de Minas desenvolvem atividades complementares uma das outras, havendo, necessariamente, uma certa superposição de conhecimentos.
As atribuições de cada profissional não é ainda uma questão definida. Onde começa e termina as atribuições de cada profissional mencionado.
Pode-se dizer, de modo geral, que cabe ao Geólogo fazer os levantamentos e toda investigação necessária para apresentar ao engenheiro a natureza e