tecnologia
Para nos ajudar a pensar na importância das ferramentas, recorreremos ao cinema, mais especificamente ao filme clássico de Stanley Kubrick: “2001: Uma Odisseia no Espaço”, de 1968.
Na parte inicial, que se passa na pré-história, um macaco, suposto ancestral do homem, descobre que um grande osso pode servir de instrumento para abater outros animais. Além de auxiliar durante a caça, esse objeto pode servir também como arma de defesa contra predadores e instrumento de ataque a grupos rivais. Assim, o bando de macacos que detém a nova ferramenta domina o território, em uma especie de parábola do nascimento da raça humana. A sequência final desta parte do filme contém um famoso corte narrativo, que marcou a história do cinema: um osso é arremessado para o alto e, em seguida, a imagem corta para uma grande espaçonave. A partir desse momento, a
“odisseia” prossegue com a missão da nave no espaço.
Filme
“2001: Uma Odisseia no Espaço“.
Entre muitas sequências grandiosas, está o corte narrativo de milhões de anos representado em poucos segundos.
O filme “2001”, repleto de mensagens interessantes, adverte que a tecnologia produz efeitos colaterais que nem sempre somos capazes de controlar. Uma das ideias do filme se encaixa diretamente nesta disciplina: precisamos conhecer e dominar as ferramentas para não sermos dominados por elas.
Saiba Mais!
Filme 2001: Uma Odisseia no Espaço.
Este filme fornece uma visão da ascensão da raça humana até o futuro, que pode ser considerado próximo da época atual.
KUBRICK, Stanley. 2001
: Uma Odisseia no Espaço (2001: A Space Odissey)
. Direção:
Stanley Kubrick. EUA, 1968. 142 min. Trailer disponível em: < https://www.youtube. com/watch?v=PV9HG2sfROk
>. Acesso em: 16 abr. 2014.
Fundamentos Teóricos: Desafios para o Gestor Contemporâneo
Esta disciplina apresenta ferramentas,