tecnologia
Segundo a autora, a chegada do computador no mercado, a partir dos anos 70, causou uma revolução tecnológica:
A autora aponta cinco gerações tecnológicas, são:
Tecnologias do reprodutível: iniciadas com os jornais, fotografia e cinema, transmitiam informações que alimentavam os prazeres para o consumo, como: a moda, o luxo, as novidades, foi a semente para a cultura de massa.
Tecnologias da difusão: seus precursores foram o rádio e televisão, ocasionando a ascensão da cultura de massa.
Tecnologias do disponível: chamadas de cultura das mídias, são tecnologias mais individuais e de pequeno porte, como vídeo cassete, xerox, televisão a cabo.
Tecnologias de acesso: principal figura é a internet, o acesso é o traço mais marcante desta geração;
Tecnologias de conexão contínua: rede móvel de pessoas e de tecnologias também móveis. Ex: a inserção de equipamentos como modems.
A autora faz uma observação que nenhuma tecnologia eliminou as anteriores, mas juntam-se e formam uma cultura hiperhíbrida. A cultura de hoje é a mistura de todas as formas de cultura: as formações culturais anteriores às das gerações tecnológicas estão interconectadas.
Santaella (2012) explica sobre as linhas de frente das mídias, os recursos que a tecnologia utiliza para disponibilizar o acesso, a conexão ao usuário. Faz uma trajetória e avanço das tecnologias dos produtos mais utilizados:
No artigo: da cultura das mídias à cibercultura: o advento do pós-humano, a autora relata que não se pode confundir cultura das mídias com cultura das massas ou com cultura virtual.
Esta cultura a das mídias é intermediaria situada entre ambas: cultura de massas e virtual.
As passagens de uma cultura à outra, são analisadas pela autora numa divisão em seis eras culturais ou em seis tipos de formação: cultura oral,