Tecnologia
CONCEITOS E ORGANIZAÇÃO DA AUDITORIA
Auditoria: - exame comprobatório relativo às atividades contábeis e financeiras de uma empresa ou instituição; auditagem.
Auditor: - que ou aquele que ouve; ouvinte; - técnico ou pessoa com conhecimento suficiente para emitir parecer sobre assunto de sua especialidade; - perito de contabilidade a quem se dá a incumbência de examinar minuciosamente e dar parecer sobre as operações contábeis de uma empresa ou instituição, atestando a correção ou incorreção das mesmas e a veracidade do balanço geral; - magistrado, juiz togado com jurisdição privativa ou cumulativa na Justiça Militar.
Conceitos de básicos
A auditoria é uma atividade que engloba o exame das operações, processos, sistemas e responsabilidades gerenciais de uma determinada entidade, com intuito de verificar sua conformidade com certos objetivos e políticas institucionais, orçamentos, regras, normas ou padrões.
A atividade de auditoria pode ser divida em três fases: planejamento, execução e relatório.
Campo, âmbito e área.
O campo da auditoria compõe-se de aspectos como: objeto a ser fiscalizado, período e natureza da auditoria. Objeto: entidade a ser auditada (completa ou parcialmente, órgão ou função). Período: espaço de tempo sobre o qual a auditoria irá atuar. Natureza: o tipo de auditoria executada numa entidade.
O âmbito da auditoria constitui-se da amplitude e exaustão dos processos de auditoria, incluindo uma limitação racional dos trabalhos a serem executados, nível de aprofundamento e grau de abrangência.
A área de verificação é o conjunto formado por campo e âmbito de auditoria. A área delimita de modo preciso os temas da auditoria, em função da entidade a ser fiscalizada e da natureza da auditoria.
[pic]
Controles, objetivos de controle, procedimentos, achados de auditoria, papéis de trabalho e recomendações de auditoria.
O controle é a monitoração,