tecnologia
RESUMO
A educação é fonte de conhecimento e o professor deve ser além de facilitador, um canalizador para novas descobertas. Se este profissional estaciona no tempo limita seu nível de conhecimento e suas aulas tendem a cair no esquecimento. Esse artigo pretende alerta os profissionais de educação para novas tendências de ensino- aprendizagem. Nossa proposta é ser o pontapé inicial para uma nova concepção de aula aqueles que desejam evoluir na relação ensino aprendizagem
1 INTRODUÇÃO
A tecnologia é um termo que envolve o conhecimento técnico e científico e também podemos relacionar as ferramentas, processos e materiais criados e/ou utilizados a partir de tal conhecimento. O ser humano em sua necessidade constante de transformação utiliza a tecnologia em seu dia-dia em diversas atividades que vão desde a uma simples carta (a escrita com o uso de esferográfica e papel) até elementos mais complexos como informatização de tarefas.
Na educação podemos citar avanços como a introdução do quadro branco (antigamente eram feitas de pedra – ardósia e giz), posteriormente o livro didático. Destacamos também o uso de equipamentos como rádios, transparências, TV e vídeos, data-show ou retroprojetores, louça-digital, biblioteca virtual dentre outros.
Segundo Eduardo Renato em seu artigo sobre informática e educação “Estamos diante de uma bela demonstração de que a modernização da educação é séria demais para ser tratada somente por técnicos. é um caminho interdisciplinar e a aliança da tecnologia com o humanismo é indispensável para criar uma real transformação.”
Nessa relação tecnologia e humanismo não podemos deixar de questionar o papel do professor neste contexto, pois é a partir deste profissional e sua relação com o alunado que ser dar o processo de educacional.
2 O PROFESSOR E SEU PAPEL
Dr. Gabriel Chalita, autor do livro "Educação - a solução está no afeto” afirma que “O professor é o grande