Tecnologia
CURSO TÉCNICO DE MECÂNICA
ÂNGULOS DE CORTE
LEONARDO HENKES
TURMA 3224
Novo Hamburgo, agosto de 2013.
Ângulos de corte Ângulos de corte são empregados em ferramentas utilizadas para realizar a usinagem de diversos tipos de materiais. Os fatores que influenciam no trabalho são a dureza do material a ser usinado e o ângulo da geometria de corte da ferramenta. O fenômeno de corte é realizado pelo ataque da cunha da ferramenta; o rendimento desse ataque depende dos valores dos ângulos da cunha, pois é esta que rompe as forças de coesão do material da peça. A ferramenta de corte (bits) possui vários ângulos. Cada um tem sua função pré-definida e sua utilização errada acaba afetando diretamente na durabilidade e na qualidade do trabalho realizado.
Figura 1: superfícies, arestas e ponta de corte de uma ferramenta de barra.
Existe um sistema de referências que facilita a consulta a tabelas e catálogos técnicos. Ele é constituído por três planos ortogonais, que são eles:
· plano de referência - PR - é o plano que contém o eixo de rotação da peça e passa pelo ponto de referência sobre a aresta principal de corte; é um plano perpendicular à direção efetiva de corte.
· plano de corte - PC - é o plano que passa pela aresta de corte e é perpendicular ao plano de referência.
· plano de medida - PM - é o plano perpendicular ao plano de corte e ao plano de referência; passa pelo ponto de referência sobre a aresta principal de corte.
Os ângulos da ferramenta de corte são classificados em: de folga α (alfa), de cunha β (beta), de saída γ (gama), de ponta ε (epsilon), de posição χ (chi) e de inclinação de aresta cortante λ (lambda).
Ângulo de folga α
É o ângulo formado entre a superfície de folga e o plano de corte medido no plano de medida da cunha cortante; influencia na diminuição do atrito entre a peça e a superfície principal de folga. Para tornear