Tecnologia
Veja alguns exemplos de aparelhos que faziam sucesso entre os consumidores de uma época que marcou a vida de muitos de nós.
Quando comparada a outros aspectos de nossa vida, é fato que a tecnologia evolui em uma velocidade bastante surpreendente. Para comprovar isso, basta olhar para o mercado de smartphones: aparelhos como o Samsung Galaxy S3 e o iPhone 4S possuem hardwares e recursos muito mais atrativos do que qualquer aparelho lançado há cinco anos. Apesar desse ritmo rápido de mudanças, existem tecnologias que ficam marcadas como o símbolo de uma década. Os anos 90 são especialmente emblemáticos nesse sentido por representarem um ponto em que muitos dos aparelhos que usamos em nosso cotidiano ainda estavam dando os primeiros passos ou nem sequer tinham sido inventados.
Jogos em cartuchos
Quem entrou no mundo dos jogos eletrônicos a partir das gerações de 32 ou 128-bits nunca vai entender o que havia de especial nos jogos em cartucho. Iniciar uma nova partida em consoles como o Super Nintendo e o Mega Drive era um verdadeiro ritual que envolvia passos importantes como assoprar o chip e rezar para que o video game reconhecesse o jogo corretamente. O último grande representante dessa tecnologia foi o Nintendo 64, e há quem diga que foi justamente o uso dela que fez com que a Nintendo perdesse espaço para a concorrência. Claro, até hoje as “fitas” são usadas em aparelhos portáteis, mas eles simplesmente não possuem o mesmo sentimento mágico dos produtos fabricados no passado.
Fitas cassete
A década de 90 decretou a morte das fitas cassete que desde os anos 70 eram verdadeiros sinônimo de portabilidade quando o assunto era música. Conseguir gravar faixas nesses dispositivos era um verdadeiro trabalho de arte que envolvia muitos cálculos matemáticos e paciência para ser finalizado. Como os dispositivos só podiam armazenar um máximo de 60 minutos (30 de cada lado), era preciso ter uma boa memória para que