Analise Qualitativa - Relatorio 3
Relatório 3
Nome: Juliana F. Braga
Turma: E1
Professor: Juber
Belo Horizonte, 06 de setembro de 2013.
Relatório 1 – Identificação de cátions do grupo I (Pb2+, Ag+ e Hg2+)
1- INTRODUÇÃO
A Química Analítica é a parte da Química que estuda os princípios e métodos teóricos da análise química que são úteis em todos os campos da ciência e medicina. Seus objetivos práticos consistem na determinação da composição química das espécies (elementos e/ou compostos) presentes em uma amostra. A Química Analítica compreende a Análise Qualitativa e a Análise Quantitativa.
a) Análise qualitativa: utilizada para determinar a identidade das espécies químicas presentes em uma amostra. Neste caso, não se está interessado na quantidade de cada substância na amostra, mas apenas saber se certas substâncias estão presentes ou ausentes. Seus resultados são expressos em palavras e símbolos.
b) Análise quantitativa: pretende-se determinar a quantidade de uma ou mais espécies químicas. Seus resultados são expressos em valores numéricos com indicação do que estes números representam.
Estudos envolvendo análise qualitativa são importantes porque nos possibilitam rever e aplicar conceitos relacionados com reações de precipitação, reações ácido-base, reações de oxidação-redução e reações de formação de complexos, que são utilizadas para separar e identificar as espécies químicas. Além disso, nos faz compreender como podemos resolver um problema analítico através de técnicas de separação e detecção, utilizando os esquemas qualitativos de análise.
Nessa prática, usamos técnicas analíticas para identificar cátions do Grupo I. São eles: Mercúrio (Hg2+), Cobre (Cu2+), Cádmio (Cd2+) e Bismuto (Bi3+).
- Mercúrio (Hg2+): Seu principal minério é o sulfeto de mercúrio, HgS, que pode ser decomposto nos seus elementos. O mercúrio é usado em termômetros, barômetros, em outros equipamentos científicos e em amálgama dentário. O elemento é menos reativo que zinco e