Tecnologia
Cabeamento Estruturado
Wiring Closet (Sala de Telecomunicações)
Conforme a norma TIA/EIA-568-A na qual especifica que, em uma LAN Ethernet, os lançamentos de cabeamento horizontal devem ser conectados a um ponto central em uma topologia em estrela.
O ponto central é chamado de wiring closet e é onde o patch panel e o hub devem ser instalados. Este deve ser grande o suficiente para acomodar todo o equipamento e cabeamento que será colocado nele, e incluir espaço extra para acomodar expansões futuras. Naturalmente, o tamanho do wiring closet vai variar com o tamanho da LAN e os tipos de equipamentos necessários para operá-la. Uma LAN pequena precisa apenas de um espaço do tamanho de um gabinete de arquivo grande, enquanto uma LAN grande precisa de toda uma sala.
1. Dimensões
O TIA/EIA-569 especifica que cada andar deve ter no mínimo um wiring closet e wiring closets adicionais devem ser fornecidos para cada 1.000 m2, quando a área do andar atendido exceder 1.000 m2, ou a distância do cabeamento horizontal exceder 90 m.
Tamanho Recomendado para Wiring Closet
(Baseado em uma Estação de Trabalho por 10m²)
Área de manutenção (m²)
Tamanho de Wiring Closet (m²)
1000
3.0 x 3.40
800
3.0 x 2.80
500
3.0 x 2.20
Qualquer local que for selecionado para ser um wiring closet deverá satisfazer a determinados requisitos ambientais que incluem questões sobre, tamanho, fonte de alimentação e aquecimento/ventilação/ar condicionado. Além disso, o local deve impedir o acesso não autorizado e satisfazer a todos os regulamentos de edificação e de segurança aplicáveis.
Todas as salas, ou gabinetes, escolhidos para servir como wiring closet devem obedecer às diretrizes que regulam os itens a seguir:
Materiais para paredes, pisos e tetos
Temperatura e umidade
Locais e tipos de iluminação
Tomadas elétricas
Acesso à sala e aos equipamentos
Acesso e suporte para os cabos
2. Paredes, Pisos e Tetos
Se