Tecnologia
RESÍDUO SÓLIDO GERADO PELA LEITURA E IMPRESSÃO SIMULTÂNEA DE CONTAS DA CAERN: QUANTIFICAÇÃO E POSSÍVEIS MEDIDAS MITIGADORAS.
Herbert Teixeira de Lima Aluno do Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) E-mail: hbetolima@hotmail.com Josemary Freitas Italiano Aluno do Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) E-mail: josemary_tet@yahoo.com.br Josicleide Pereira do Nascimento Aluno do Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) E-mail: josicleidepn@yahoo.com.br Raffael Andrade Costa de Melo Aluno do Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) E-mail: raffael_melo_2@hotmail.com
RESUMO A leitura e impressão simultânea das contas já estão fazendo parte da rotina de trabalho dos leituristas da CAERN, trazendo agilidade no dia a dia. Contudo, esse processo passou a fazer parte da preocupação ambiental pelo crescente volume descartado de resíduo sólido (carretéis de papelão). O foco desse trabalho é especialmente quantificar e sugerir medidas para minimizar estes resíduos. A empresa estudada é a CAERN (companhia de águas e esgotos do RN), responsável pela distribuição de água e coleta de esgoto do estado, tomamos como base uma das regionais da empresa para fazer esta estimativa. De acordo com a pesquisa realizada não há nenhum gerenciamento voltado para a coleta e reciclagem desses resíduos. A empresa já possui ações voltadas para preservação do meio ambiente, falta só adequar esse novo processo que gera resíduo a essas ações. PALAVRAS-CHAVE: Resíduo, leitura e impressão simultânea, CAERN, carretéis de papel, meio ambiente. SOLID WASTE GENERATED BY SIMULTANEOUS READING AND PRINTING OF AUDIT CAERN: