Tecnologia
Redução de custos
Novos canais de venda e distribuição
Novas oportunidades de negócios
Inovação de produtos
Novas formas de relacionamento
Dentro deste contexto, a transformação das redes de telecomunicações, resultante principalmente do casamento das indústrias de computadores com telecomunicações, tem sido responsável por reduzir os custos de comunicação e aumentar a quantidade de informações trocadas.
Antes a distância havia sido responsável por tornar as comunicações mais onerosas e complexas. Hoje em dia, vivenciamos aquilo que a editora de administração da Revista The Economist, Frances Cairncross, chamou de ‘o fim das distâncias’ em seu livro intitulado “The Death of Distance 2.0: How the Communications Revolution Will Change Our Lives”, Havard Business School, 2001. Em um exemplo de seu livro, ela cita que a empresa Cisco Systems (fornecedora de cerca de 80% dos ‘roteadores’ que formam o lastro básico da Internet) avalia que conseguiu economizar 250 mil ligações telefônicas e 17% de seus custos operacionais, simplesmente, ao implantar um site da empresa com o objetivo de prover suporte técnico a seus clientes.
Cabe aqui salientar que, ao longo das últimas três décadas, três grandes inovações – o fax, a telefonia móvel e a Internet – têm demonstrado como a rede de telecomunicações pode ser usada para criar novos produtos para o mercado de massa bem como modificar a forma que as pessoas vivem e trabalham. Observe-se que da mesma maneira que o computador pessoal ou PC alavancou a indústria de computadores, a