Tecnologia
EUGÉNIO DE ANDRADE
"Não, não é ainda a inquieta luz de março à proa de um sorriso, nem a gloriosa ascenção do trigo,
a seda duma andorinha roçando o ombro nu, o pequeno e solitário rio adormecido na garganta;
não, nem o cheiro acidulado e bom do corpo, depois do amor, pelas ruas a caminho do mar, ou o despenhado silêncio
da pequena praça, como um barco, o sorriso à proa;
não é só um olhar." (1)
ÉPICO:
Neste fragmento da Odisséia, texto épico de Homero que narra o retorno do herói Ulisses à sua terra depois da guerra de Tróia, Penélope, esposa de Ulisses, pede a um interlocutor que a ajude a compreender um sonho que tivera:
1 Ouvi meu sonho e vede o que significa. Havia vinte grandes gansos que saíram da água para comer.
Senti um calor no coração quando os vi. Mas uma águia das montanhas desceu, quebrou-lhes o pescoço com suas garras recurvadas e matou-os. Eles ficaram estendidos no chão enquanto a águia subia ao céu.
Eu gritei, no sonho, quero dizer, e uma multidão de mulheres ajuntou-se em torno de mim, enquanto eu
5 chorava amargamente porque a águia matara meus gansos. A águia voltou, pousou numa viga do telhado e falou-me com voz humana: "Toma coragem, filha do famoso Icários! Isto não é sonho, mas uma visão do bem que certamente será cumprido. Os gansos são aqueles que te fazem a corte e eu, que era antes uma águia, sou agora teu próprio marido, e trar-lhes-ei uma morte terrível. Então acordei e vi os gansos, como sempre pastando entre o trigo.
Ao ouvi-la, o interlocutor responde:
Nobre dama, é impossível interpretar o sonho de outra maneira, uma vez que o próprio Ulisses te disse o que ele significava. A morte virá para os que te cortejam, não resta dúvida: eles morrerão e