Faculdade
Estudo sobre a função Controle
Análise do processo de controle na organização.
Breve estudo sobre a função Controle
A Função Controle
Significados da palavra controle em administração: 1. Controle como função restritiva e coercitiva: coibir ou limitar certos tipos de desvios indesejáveis ou de comportamentos não aceitos - caráter negativo e limitativo. Por exemplo: acesso não permitido, etc.
2. Controle como um sistema automático de regulação: manter automaticamente um grau constante de fluxo ou funcionamento de um sistema - detecta desvios e proporciona automaticamente ação corretiva para voltar à normalidade. Exemplo: calibrador de pneu, etc.
3. Controle como função administrativa: última etapa do processo administrativo, destacando-se como a quarta função, após o planejamento, a organização e a direção – nosso estudo se baseia neste sentido da palavra.
Função administrativa de controle
Relacionada com a maneira pela qual os objetivos devem ser alcançados através da atividade das pessoas que compõem a organização, para que tudo funcione da maneira certa e no tempo certo. monitorar, acompanhar, avaliar, medir e assegurar que a organização esteja no rumo certo, produzindo os resultados esperados e alcançando os objetivos propostos.
Controle - processo que guia a atividade exercida para um fim previamente determinado.
Essência do controle - verificar se a atividade controlada está ou não alcançando os resultados desejados (conhecidos e previstos), o que significa que o conceito de controle não pode existir sem o conceito de planejamento.
O controle é o outro lado da moeda do planejamento.
(colocar a figura aqui...)
Finalidade do controle - assegurar que os resultados do que foi planejado, organizado e dirigido se ajustem tanto quanto possível aos objetivos previamente definidos no planejamento.
Tipos de Controle * Controle prévio (a priori) – Controle preventivo, pois busca