Tecnologia e sociedade
Conteúdo baseado em:
BAZZO, W. A.; et al; (2003). Introdução aos Estudos CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade). Cuadernos de Iberoamérica. OEI, Madrid. Cap.1 LATOUR, B. (1998) Ciência em Ação: Como seguir cientistas e engenheiros sociedade afora. Editora Unesp, São Paulo.
CTS aula 1 – O que é ciência?
Para alguns conhecimentos a Grécia é considerada o berço da ciência, porém para muitos saberes científicos parecem ter tido origens mais plurais tais como a astronomia, medicina e matemática A ferramenta intelectual responsável por produtos científicos: Procedimentos regulamentados para avaliar a aceitabilidade de enunciados:
Estrutura do método científico:
CTS aula 1 – O que é ciência? Um argumento que se contrapõem a essa noção de ciência é que a história mostra que numerosas idéias científicas surgem por múltiplas causas; algumas vinculadas a inspiração, à sorte sob contextos internos das teorias, aos condicionantes socioeconômicos de uma sociedade, sem que seja seguido, em todos os casos, um procedimento padrão ou regulamentado.
A dinâmica da ciência
Imagem de Jano Bifronte e a ciência (Fonte: LATOUR, 1998) A imagem mostra o passado (face esquerda) e futuro (face direita) da ciência. O caminho da ciência sempre foi e será o das incertezas, trabalho, decisões, concorrência e controvérsias.
A dinâmica da ciência
REAÇÃO AO POSITIVISMO NOS ANOS 60 Thomas Kuhn: http://plato.stanford.edu/entries/thomas-kuhn/ A importância da dimensão social e do enraizamento histórico inaugura o estilo interdisciplinar e tender a dissolver as fronteiras clássicas entre especialidades acadêmicas. A ciência tem certos períodos em que os cientistas se dedicam a resolver problemas dentro de um paradigma (ou um conjunto de teorias). Porém, neste período, também vão se acumulando problemas de conhecimento que não são resolvidos, enigmas que ficam estacionados. Esses períodos estáveis pertencem a um tipo de ciência