Tecnologia e gestão
Benchmarking é um processo utilizado nas organizações com a finalidade de constatar melhorias na organização de forma sistêmica e continuada na avaliação dos produtos. Temos vários tipos de Benchmarking: o competitivo, o interno, o genérico e o funcional.Cada um deles com a sua especificidade. Benchmarking nada mais é que uma venda inteligente seja ela interna e externa diante de um determinado processo ou sistema.
Suas características são inúmeras, é uma ferramenta viável para qualquer organização, faz uma investigação fornecendo informações importantes, é um trabalho intensivo que requer responsabilidade e tempo, sendo um processo contínuo. Esse relatório de gestão refere-se ao Benchmarking Interno onde o mesmo busca melhorias dentro da própria empresa em diversos departamentos. Através dele adquiri-se parceiros, custos mais baixos e valorização pessoal.Não esquecendo que as práticas estarão condicionadas aos mesmos paradigmas.
Umas das grandes vantagens do Benchmarking é sua transparência, pois o mesmo mostra com clareza os resultados obtidos através de um determinado sistema, simplificando os objetivos e tornando-os viáveis. E o mesmo aumenta, motiva e fornece suporte para formação almejada.
Em uma determinada empresa podemos usar tecnologias de informação não semente pelo perfil da mesma e sim comparando os prós e os contras, obtendo assim o que for melhor para o organização e para o sucesso esperado.
O Benchmarking interno além das suas características não uma técnica rápida e fácil,não fornece receitas simples,não é isolado e muito menos uma cópia ou imitação.
Seus benefícios são inúmeros um deles é ser quantitativo ou seja ele proporciona resultados em números e não qualitativo,tornando-se objetivo.
Dessa forma a empresa adquiri uma percepção de que a mesma não atua sozinha no mercado,pois existem os concorrentes e o Benchmarking está sempre mostrando que ela pode fazer melhor.
A comparação feita de uma