Tecnologia WLL
1. INTRODUÇÃO 4
2. DIAGRAMAS 4
3. SISTEMAS WLL – VANTAGENS E DESVANTAGENS 5
4. PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS 6
5. COMPARAÇÕES (WLL X REDE CONVENCIONAL) 7
6. CONCUSÃO 8
7. REFERÊNCIAS 8
1. INTRODUÇÃO
O sistema WLL é o conjunto de cabos, rádios e equipamentos desde o ambiente do cliente até os equipamentos de transmissão (armário ou rádio) que levam o sinal até o ponto de comutação.
2. DIAGRAMAS
3. SISTEMAS WLL – VANTAGENS E DESVANTAGENS
No caso de uma rede de telefonia convencional, a implantação da infra-estrutura externa, que compreende a construção de galerias, instalação de postes e cabos e conexão dos aparelhos telefônicos, consome 75% do tempo do projeto, sendo que 25% do tempo inicial ficam reservados à coleta de dados e projeto executivo de rede, necessários ao início das atividades de construção. Os restantes 50% desse tempo, destinam-se ao planejamento das rotas dos cabos e obras civis necessárias.
O WLL independe de aberturas de valas e de outras obras civis para sua instalação tendo, portanto, um período de implantação consideravelmente menor que a telefonia convencional. Este sistema pode, também, iniciar sua operação com uma pequena quantidade de assinantes e ser progressivamente ampliado. Além disso, por entrar em operação mais rapidamente, permite às empresas um tempo de retorno do investimento melhor em relação ao sistema com cabeamento convencional. Na prática, as redes convencionais tornam-se viáveis quando há pelo menos 100 assinantes por quilômetro quadrado (média mundial).
Contudo, essa rede não é sensível às variações de procura por serviços, ou seja, se a população de uma determinada área mudar de perfil, por exemplo, optar por serviços via web, de modo a cair à procura por serviços telefônicos, esse fato vai levar a uma rede com capacidade ociosa. A infra-estrutura do WLL, por sua vez, pode se adaptar rapidamente ao novo perfil desses assinantes.
A desvantagem que a tecnologia WLL ainda