Tecnologia nas Mineradoras
Mineradoras têm investido em novas tecnologias para aperfeiçoar suas operações de lavra e beneficiamento e, assim, atingir seus objetivos de produção
Conseguir maior produtividade, ter mais segurança durante as operações de lavra, diminuir os impactos ambientais, reduzirem os custos com manutenção e dilatar a vida útil dos equipamentos. Esses são alguns dos objetivos que as mineradoras perseguem em seu dia a dia. Para aperfeiçoar essas atividades, as empresas têm investido em softwares específicos. As soluções, disponíveis no mercado ou mesmo desenvolvidas pelas equipes de TI (tecnologia da informação) das próprias empresas, são utilizadas cada vez mais no setor. É uma ferramenta básica no mundo em que vivemos hoje, com muita informação e competitividade. O uso das ferramentas varia bastante entre as empresas. Há softwares responsáveis por fazer o controle de frota, análises geológicas, avaliação de dados geoestatística, planejamento de lavra, unificação entre sistemas usados na mina, entre outras atividades. A realidade das minas hoje é bem diferente. As mineradoras têm visto que podem trabalhar melhor com ferramentas mais adequadas. Agora, os softwares fazem parte de qualquer plano de operação.
Também a criação de catálogos eletrônicos de depósitos de minerais industriais, visa desenvolver tecnologia na área de mineração utilizando recursos de informática, através da integração de alunos dos cursos técnicos de Informática e de Mineração com Ênfase em Rochas Ornamentas e da coleta de dados sobre tais minerais. O catálogo poderá ser utilizado como embasamento para a criação de novas políticas públicas e no desenvolvimento de planos de negócios de novas empresas. Com a elaboração do catálogo e apresentação do produto final, seriam beneficiados pequenos e médios empresários do estado e a sociedade em geral, através da geração de empregos e aumento de renda.
Ao longo do desenvolvimento do