Resenha sobre o documentárioREvolução dos cocos

646 palavras 3 páginas
No documentário “Revolução dos cocos” é retratada a realidade vivida pelo povo de Bougainville, que sofreu grandes perdas na ecologia do seu território após a entrada da mineradora inglesa Rio Tinto Zinc. O que ocasionou uma grande revolta por parte dos moradores da região.Este fato retrata muito bem toda a pressão que é feita pela burguesia na sociedade, que tem suas florestas desmatadas, rios poluídos e solo esfacelado, como foi o caso dessa ilha na Papua Nova Guiné que perdeu grande parte de seus minerais por conta da extração da mineradora. Porém depois de ver seu território sendo destruído cresce um enorme espírito de indignação e assim como em toda a revolução as pessoas foram para luta, a partir disso destruíram toda estrutura da mineradora, gerando assim uma resposta do governo que isolou a ilha de quaisquer contato com o mundo externo. Esse acontecimento marca a atitude autoritária que o governo impõe sobre as minorias e em conjunto com as grandes empresas,que tem seu poder centralizado em poucas mãos, traça uma linha de censura a qualquer foco de contestação no modo de construção social.
A intenção do governo foi cruel ao isolar a ilha de Bougainville, pois tinham a intenção de cortar os suprimentos, remédios e qualquer tipo de assistência para os moradores, gerando assim uma morte gradativa de todos, o que aconteceu até certo ponto, pois os habitantes e também agora guerrilheiros nas florestas começaram a gerar armas, suprimentos, remédios e até combustível com apenas materiais da floresta e restos de equipamentos que foram deixados pela mineradora destruída. Essa forma de sobrevivência só foi possível após a conscientização de todos sobre a maneira de atuar da elite social,criando assim um pensamento mais comunitário e unificador, que constitui uma forma mais colaborativa entre todos as pessoas da sociedade em que vivem.
Inicialmente o intutito da revolução era se desfazer de toda a ação prejudicial que a Rio Tinto colocara na ilha de Bougainville,

Relacionados