Tecnologia Infravermelho
As linhas por nos traçados neste trabalho é fruto de um conjunto de atividades baseados na experiência no ambiente acadêmico onde tivemos a oportunidade de realizar pesquisa documental, atividades em grupo e técnicas de montagem de trabalho científico, sob a orientação de nossos ilustres educadores. A partir disso, desenvolvemos o presente trabalho o qual tem como objetivo transmitir importantes informações sobre o tema Infravermelho – IrDA incluindo os principais tópicos deste assunto como Transmissão de Infravermelho, Padrões IrDA, etc. O Infravermelho foi descoberto pelo astrônomo Sr. William Herschel, no qual, inicialmente, o denominou de "Dark Heat" (calor escuro). Foi somente em torno de 1880 que o "Dark Heat" foi denominado de "Infrared" (Infravermelho) que significa "Abaixo do vermelho" (do latim infra, "abaixo"). Em 1993 foi criada a “Infrared Data Association” (IrDA), por algumas empresas líderes no ramo da informática, visando criar um padrão para transmissão infravermelho.
A obra esta estruturada em quatro capítulos, no primeiro discorremos sobre o Infravermelho, sendo abordado seus meios de propagação e transmissão de dados e os demais capítulos abordam o IrDA e seus protocolos.
A principal contribuição do trabalho é servir como fonte de pesquisa teórico-técnico-cientifica a futuros alunos dos cursos superiores de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, na modalidade de Redes de Computadores.
2 INFRAVERMELHO
2.1 DEFINIÇÃO
A radiação infravermelha é uma radiação eletromagnética cujo comprimento de onda é maior do que o da luz visível, e por consequência não é visível para os seres humanos. O nome significa "abaixo do vermelho" (do latim infra, "abaixo"). Isto se deve ao fato de a cor vermelha possuir a menor frequência do espectro de luz visível e o infravermelho possuir uma frequência logo abaixo da dele. O comprimento de onda do infravermelho possui tamanho aproximadamente de 750 nm a 1mm.
Os raios