Infravermelho
Denificão:
Transmissão sem fio baseia-se na luz infravermelha. Funciona basicamente como o sistema de comunicação utilizando fibra ótica, porém o feixe é transmitido através do espaço livre (ondas luminosas) ao invés da fibra de vidro. O sinal é convertido em formato digital e transmitido pelo espaço livre.
| | Benefícios da tecnologia de comunicação infravermelhaw Velocidades do canal completoFácil instalação Segurança Compatibilidade com interfaces de cobre e fibra Baixo custo Ambientes internos e externos Latência zero a distância Transparência a redes ou protocolos Baixa manutenção Disponibilidade operacional de 99,9% | |
2 - Sua História
O infravermelho foi longamente utilizado como meio de comunicação em controles remoto de televisões e vídeo-cassetes, calculadoras, impressoras e PDA’s. Em 1993, um grupo de empresas lideradas pela HP, IBM e Sharp fundou uma associação sem fins lucrativos com o objetivo de descrever padrões para garantir a qualidade e a interoperabilidade de hardwares que utilizam tecnologia infravermelha.
A sigla IrDA se refere a padrões definidos pela instituição de mesmo nome e que especificam meios para transferir dados via radiação infravermelha. As especificações IrDA incluem padrões tanto para os dispositivos físicos quanto para os protocolos utilizados na sua intercomunicação.
Devido aos padrões IrDA, a transmissão de dados infravermelho tornou-se disponível em PC’s e periféricos. Este fato estimulou o uso eficaz e barato da comunicação sem fio (wireless) para curtas distâncias em sistemas embarcados e dispositivos de todos os tipos.
Em apenas dois anos e meio, grandes companhias já faziam parte do grupo, entre fabricantes de componentes e empresas de hardware e software.
Para surpresa de todos, em 1995, muitos produtos compatíveis com o padrão IrDA já estavam na mão dos usuários. Isto inclui notebooks, PDA’s, impressoras, bem com adaptadores infravermelhos para estes dispositivos.