Infravermelho
INFRAVERMELHO
O QUE É
INFRAVERMELHO?
O infravermelho é uma radiação que age numa frequência, além da capacidade humana de visão, ou seja, é invisível aos nossos olhos. Ela é liberada de todos os corpos que soltam calor e tem esse nome por estar depois da cor vermelha no espectro de cores, realizado por Isaac
Newton em 1666. Conforme o tempo foi passando, mais estudos foram feitos sobre esse mesmo experimento.
O INFRAVERMELHO E A TECNOLOGIA.
Depois das pesquisas sobre esse assunto, ele foi ganhando várias utilidades. Talvez o mais famoso seja o aplicativo de celular, em que as ondas de infravermelho são usadas para transmitir informações de um aparelho a outro. O Infravermelho, tecnologia antecessora ao Bluetooth e que tem praticamente os mesmos pressupostos e funcionalidades. O Infravermelho entra como uma espécie de menção honrosa, já que as velocidades das aplicações para transmissão de dados sem fio desta tecnologia são muito baixas. As aplicações do Infravermelho se limitam a controles remotos – que, apesar de importantíssimos, não envolvem nada tecnologicamente extraordinário –, periféricos, como mouse e teclado sem fio, e transmissão de pequenas quantidades de dados entre dispositivos móveis como PDAs e celulares.
VANTAGENS DO
INFRAVERMELHO.
Esse tipo de tecnologia também é utilizado principalmente para transferência de dados. Por exemplo, você tem um texto, ou um outro arquivo qualquer, como fotos, toques ou vídeos, no seu celular, e quer transmitir para uma outra máquina, o necessário é que o celular para onde você vai mandar ou receber o arquivo também tenha o Infravermelho, é só usar esse sistema. É bem mais prático do que andar por aí com um cabo USB, mas esse tipo de transferência de dados por Infravermelho não é algo muito comum, tanto que muita gente que tem Infravermelho no celular nem sabe para que serve.
DESVANTAGENS DO
INFRAVERMERLHO
Além da limitação da velocidade e portanto da quantidade de dados que o