Renascimento
Artes e literatura.
O renascimento, primeiro grande movimento cultural burguês dos tempos modernos enfatizava uma cultura racional e científica.
Buscava subsídios na cultura greco romana. Foi uma eclosão de manifestações artísticas, literárias, filosóficas e científicas.
Tendo inicio no século XV em Florença.
Os seus elementos principais foram a redescoberta da arte e da literatura clássica da Grécia e de Roma, o estudo científico do corpo humano e do mundo natural.
Inspirandose, sobretudo, na Antiguidade
Clássica, seu elemento principal foi o humanismo. O Humanismo levou a concepção do antropocentrismo.
O renascimento “afetou” mais a alta sociedade, o clero,(pois o renascimento encontrou uma nova forma de “ver a vida” oque antes a igreja escondia e condenava agora era exposto como uma cultura.),além da população urbana. A Pintura renascentista surge na
Itália durante o século XV inserida, de um modo geral, no Renascimento. Esta pintura funda um espírito novo, forjado de ideais novos e em novas forças criadoras. As raízes das artes renascentistas resgatam a cultura grecoromana, mas apresenta comumente uma temática mista.
Os princípios artísticos orientadores das obras renascentistas são:
* Um espaço cênico, agora suportado por princípios matemáticos e pela perspectiva linear científica;
* A representação realista da Natureza, animais e especialmente do Homem;
* Grande naturalidade e realismo anatómicos.
Com o estudo da anatomia, os artistas evoluíram na arte de pintar retratos, paisagens, motivos mitológicos e religiosos. Os grandes destaques da pintura foram:
Alessandro di Mariano Filipepi, mais conhecido como Sandro Botticelli foi um pintor italiano do começo do Renascimento. Botticelli também pintou quadros de temática religiosa.
• A Coroação da Virgem
1490
• O Nascimento de
Vénus 1485
Rafael, em italiano Raffaello Sanzio, (14831520) foi um mestre da pintura e da arquitetura da escola de