Tecnologia, evolução, transformações, mudanças.
Os surpreendentes datastickies, uma tecnologia criada pelo designer Aditi Singh e o professor universitário Parag Anand, ambos de Nova Deli, Índia. É um papel fino construído usando um material chamado grafeno – feita a partir de uma camada de átomos de carbono – e estará disponível em tamanhos de até 32GB.
Ok, pera... o que é Datastickies? E como funciona?
São pequenas unidades de papel fino que são empilhados um em cima do outro, como um verdadeiro post-it – os famosos adesivinhos de nota coloridos que podem ser grudados no caderno, monitor do computador; adesivos para um lembrete de algo importante - então, a ideia do datastickies é parecida. O usuário gruda o “gadget” na frente do seu computador, TV, smartphone ou tablet para transferir dados através de um adesivo especial.
O ‘adesivo-pen-drive’ é especial, sensível à pressão, capaz de ser reutilizado sem deixar marcas de “cola”, explicaram os designers.
Singh disse: “Datastickies são um conceito de design para flash drives baseados em grafeno que podem substituir unidades de dados USB no futuro”.
Os datastickies serão vendidos em uma variedade de cores e padrões com base no tipo e tamanho. Eles também podem ser empilhados e usados em conjunto para aumentar a capacidade.
Bom, já deu pra ter uma ideia do quanto isso vai ser fantástico. Um “mero” adesivo sendo utilizado para armazenar arquivos, os mesmos arquivos. A ideia de poder deixá-los unidos para aumentar a capacidade de armazenamento, é indiscutivelmente incrível. Analisando isso e, considerando que, substituiria dispositivos de armazenamentos USBs, há uma grande chance de quando isso estar pronto para o mercado os computadores – que já, muitos não vem com drive/dvd/cd - irá substituir e/ou eliminar as “portas” USBs nos computadores, afinal de contas, pra que ocupar espaço com essas entradas se com os datastickies não serão necessárias nenhuma