Resumo O papel do Engenheiro no gerenciamento do desenvolvimento tecnol gico e social
O papel do engenheiro no gerenciamento do desenvolvimento tecnológico e social
Nomes: Jeferson Santos
Jorge Felipe
Josiane Graziele Vogt
Leandro Valter Haubert;
Disciplina: Introdução à Engenharia
INTRODUÇÃO
Conforme o homem e suas técnicas evoluem, as transformações – boas ou ruins – que vêm em consequência de seus atos influenciam cada vez mais um número maior de indivíduos.
Entre os anos de 1800 e 1900, podem-se perceber alterações nas formas de trabalho existentes para que elas passassem a obter maiores e melhores lucros, produtos e serviços e, coerentemente, atender da melhor maneira possível às necessidades dos consumidores.
A difusão de informações e, portanto, do conhecimento era igualmente lenta, e agora o que se apresenta é um novo comportamento, principalmente por causa da internet, cuja versatilidade possibilita a busca de qualquer tipo de informação em qualquer lugar do mundo.
O engenheiro, independentemente da área em que atua, pode ser visto como um dos principais pilares da evolução tecnológica. Dessa maneira, é bastante claro que seu trabalho gera consequências em qualquer população que venha a ser atingida por suas consequências. De fato, o que se pode constatar hoje é que a evolução tecnológica se dá de forma muito mais intensa que a evolução de próprio ser humano.
A VELOCIDADE DE EVOLUÇÃO DA TECNOLOGIA
As transformações provocadas pelo homem eram, no início, extraordinariamente lentas se comparadas com base nos parâmetros atuais, a partir da segunda metade do Século 19, as transformações produzidas pelo homem foram extraordinariamente aceleradas, principalmente devido ao fato da organização e da sistematização do trabalho voltado para a geração e uso de conhecimentos científicos com o intuito de produzir tecnologias que resultassem em novos ou melhores produtos e serviços que satisfizessem os seus desejos centrais e suas necessidades imediatas, o avanço tecnológico começou a fazer uso significativo de conhecimentos científicos,