Tecnologia em redes computaciomal
3226 palavras
13 páginas
Memória principal: "também chamadas de memória real, são memórias que o processador pode endereçar diretamente, sem as quais o computador não pode funcionar. Estas fornecem geralmente uma ponte para as secundárias, mas a sua função principal é a de conter a informação necessária para o processador num determinado momento; esta informação pode ser, por exemplo, os programas em execução. Nesta categoria insere-se a RAM,que é uma memória de semicondutores, volátil, com acesso aleatório, isto é, palavras individuais de memória são acessadas diretamente, utilizando uma lógica de endereçamento implementada em hardware. Também pode-se compreender a memória ROM (não volátil), registradores e memórias cache."Tempos de acesso:
Registradores: medido em nano segundos, dependendo do processador do computador, em torno de 1 a 5 nano segundos.
Memoria cache: medido em nano segundos, em torno de 5 a 7(até menores) nano segundos.
Memoria principal: velocidade abaixo da memoria cache, embora seja muito mais rápida que a memoria secundaria, medido em nano segundos, atualmente em torno de 7 e 15 nano segundos.
Mais alguma coisa memoria e tempo de acesso, podemos usar o texto acima ou esse de baixo que tem um pouco mais de especificação, fica a critério.
REGISTRADORES
Registradores são dispositivos de armazenamento temporário, localizados na UCP, extremamente rápidos, com capacidade para apenas um dado (uma palavra). Esta localizada no chip.
Função: armazenar temporariamente dados intermediários durante um processamento. Por exemplo, quando um dado resultado de operação precisa ser armazenado até que o resultado de uma busca da memória esteja disponível para com ele realizar uma nova operação.
Custo muito elevado.
Registradores são VOLÁTEIS, isto é, dependem de estar energizados para manter armazenado seu conteúdo.
MEMÓRIA CACHE
Memória de acesso rápido, porém mais lento do que o registrador.
Tempo de acesso de aproximadamente 5 ns. A arquitetura da memória cache é