Tecnologia em engenharia de produção
Fabricação de Sapatos
Negócios:
» Negócio: fabricação de sapatos
» Investimento inicial: R$ 45 mil (incluindo maquinário e capital de giro)
» Faturamento bruto: R$ 42 mil
» Número de funcionários: dez
» Margem de lucro: 10%
» Área: 20 metros quadrados (mínimo)
» Produção: 400 pares/mês
» Risco: médio, segundo o consultor do Sebrae-RJ, Haroldo Caser
Mercados, Produtos e Qualidade:
A estrutura de uma fábrica de calçados dependerá da quantidade de pares de calçados e do Projeto Inicial de produção. O planejamento da estrutura é muito importante e deve constar no Projeto de Produção, pois dela depende a capacidade de produção da sua fábrica de calçados.
E o Projeto de Produção deve contar no Plano de Negócios da fábrica de calçados, pois investidores, varejistas e outros interessados no negócio, avaliam a oportunidade de negociar com a fábrica também de acordo com a capacidade de produção.
Para uma produção de mil pares de sapatos ao dia, o empresário deve contar com uma estrutura com: local para a recepção de matéria-prima e almoxarifado para processos administrativos, depósito de matéria-prima, local para cortes, local para montagem, local para supervisão e embalagem, depósito de produtos acabados, depósito para expedição, escritório, banheiros com vestiários e ducha e refeitório.
Práticas em Engenharia de Produção:
A produção de calçados é composta de etapas distintas, acabamentos, fluxo descontínuo com paradas e reinícios. O importante é que ela seja desenvolvida com poucos gargalos, pouca variabilidade, com gestão de estoques eficientes e redução de desperdícios: o resultado será produtividade.
Portanto, se faz necessário um plano de produção voltado para Cadeia de Suprimentos e controle da produção, o que reduz os custos e aperfeiçoa o processo em sua fábrica de calçados.
Quanto à cadeia de suprimentos, a iniciativa mais acertada dos empresários deve ser a opção por uma gestão eficiente de fornecedores,