Tecnologia dos gps's
O GPS, ou Global Positioning System (Sistema de Posicionamento Global), é um sistema que tem como função básica identificar a localização de um receptor que capte os sinais emitidos por seus satélites na superfície terrestre.
Curiosidade O GPS foi criado pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos.
Componentes Necessários
Para que os GPS funcionem corretamente, faz-se necessário o uso de três componentes, chamados de:
1) Espacial
2) Controle 3) Utilizador
ESPACIAL
Voltas que o satélite dá ao redor da Terra
CONTROLE
UTILIZADOR
Como meu aparelho sabe a localização?
Há três populares maneiras de descobrir sua posição no globo: 1. Geolocalização IP É o método usado pela maioria dos navegadores web em computadores. Através de consultas whois e serviços de localização de IP, vai determinar a cidade ou região em que você está. 2. GPS É o método mais preciso. Em condições ideais, a margem de erro é de apenas 5 metros.
Como meu aparelho sabe a localização?
3. Triangulação GPRS Dispositivos conectados a uma rede de celulares e sem um GPS, ou com o GPS desligado, podem determinar sua posição pela triangulação das antenas GPRS próximas. É bem mais preciso que o método baseado em IP, vai mostrar em que parte do bairro você está.
O que é o sinal?
Satélites de GPS transmitem dois sinais de rádio de baixa freqüência denominados: L1 e L2. Os sinais viajam por linha de visada; o que significa que eles atravessam nuvens, vidros e plástico mas não passarão pela maioria dos objetos sólidos como edifícios e montanhas. Um sinal de GPS contém três diferentes dados de informação: O código de pseudorandom é simplesmente um código de RG que identifica qual satélite está transmitindo informação. Você pode ver este número em seu GPS GARMIN, por exemplo. Na página de satélite que identifica quais satélites está recebendo.
O que é o sinal?
Dados de Ephemeris que constantemente são transmitidos por cada satélite, contém informações