TECNOLOGIA DIGITAL NA CIÊNCIA E NA BIOLOGIA
TECNOLOGIA DIGITAL NA CIÊNCIA E NA BIOLOGIA
Rodolfo Cantarini
Ricardo Biscaro
1. RESUMO
Este trabalho apresenta uma ferramenta minimamente invasiva, que oferece visualização direta do organismo, proporcionando um equilíbrio ideal de baixo risco e alta precisão. Ele permite que o seu médico veja todo o organismo e avaliar a sua saúde de uma forma que seja mais conveniente e menos arriscado do que outros procedimentos atuais.
Palavras-chave: Pílula com Micro câmeras
2
2. INTRODUÇÃO
Esta cápsula foi criada em 1998 por um engenheiro israelita
Ltd,
Given Imaging
onde somente em 2001 pode ser comercializada após autorização da
FDA (FoodandDrugAdministration),do Estados Unidos. A cápsula endoscópica foi utilizada como sendo uma ferramenta auxiliar no diagnostico quando um paciente apresenta um quadro de sangramento oculto, perca de peso repentina, diarréia crônica não podendo ser determinada a causa, através de estudos endoscópicos, radiológicos ou de medicina nuclear.
3. PILLCAM
Muitos avanços na medicina vêm sendo desenvolvido graças à nanotecnologia dos componentes eletrônicos e hoje em dia é possível construir microchips do tamanho da cabeça de um alfinete.
Esta tecnologia adaptada no uso endoscópico, que facilitou em alguns anos a criação de novos métodos de diagnostico não invasivo, a cápsula endoscópica possui um procedimento de diagnostico moderno e sem dor que permite detectar hemorragia digestiva e outras alterações em lugares de difícil acesso como por exemplo, Cranco,
Estenose, Displasia e Neoplasia.
A cápsula endoscópica pode ser utilizada em todo aparelho digestivo incluindo o intestino delgado, a primeira indicação aceita a nível mundial foi adotada como sendo um procedimento onde os pacientes estavam perdendo sangue no aparelho digestivo e o medico não sabiam em qual local seria, os pacientes eram submetidos a uma endoscopia. Para um exame mais detalhado sobre a hemorragia, a cápsula é um