Tecnologia de virtualização e os tipos de implementação
IMPLEMENTAÇÃO.
Hugo da Cunha Santana1, Júlio César Pereira1
1
Universidade Paranaense (UNIPAR)
Paranavaí – PR - Brasil
hugomastergames@hotmail.com, juliocesarp@unipar.br
Resumo. Este artigo constitui uma revisão bibliográfica analisando os dois tipos de virtualização mais utilizados, ”virtualização completa e paravirtualização”, mostrando a arquitetura de ambos e verificando as vantagens oferecidas por cada um, além de averiguar as diferenças existentes entre eles.
O artigo apresenta conceitos de virtualização voltada a desktops juntamente com alguns softwares utilizado na implementação desta tecnologia.
1. Introdução
Com o passar dos anos a informática vem evoluindo muito rápido a cada dia, com isso vem aumentando e muito o poder de processamento dos computadores. Porem esse poder de processamentos não tem sido utilizado de forma eficiente pelas máquinas, desta forma passa a existir uma subutilização dos recursos computacionais.
Em busca de soluções para a reso lução desse problema, visando à diminuição dessa ociosidade de processamentos, os gerenciadores de redes passaram a utilizar a tecnologia de virtualização. O uso da virtualização representa a criação de máquinas que possibilita que sistemas operacionais executem simultaneamente em um único equipamento físico [SCHAFFER 2008].
Embora a tecnologia da virtualização esteja em alta no mercado nos últimos quatros anos, a virtualização não é uma tecnologia nova, iniciou-se no final dos anos 60 pesquisado pela IBM com o objetivo de particionar hardwares grandes dos mainframes, mas firmou-se no mercado no final dos anos 90 como uma forma eficiente de utilização de equipamentos e de recursos computacionais oferecidos.
O sucesso da virtualização está pautado em alguns princípios. Primeiramente, a camada de virtualização deve isolar uma máquina virtual da s outras, de modo que não haja interferência entre elas. Não é aceitável que o