Tecnologia de torrefação do café
DISCENTES:Ariane Manuella Daiane Gomes
Érica Dantas
Hélica de Assis
Nubia Oliveira
Thâmara Cerqueira
TECNOLOGIA DE TORREFAÇÃO E MOAGEM DE CAFÉ.
TORREFAÇÃO
O princípio da torrefação de café é bastante simples: aqueça grãos crus entre 38º e 48º Fahrenheit, eles começam a ficar marrons e seus óleos aromáticos (também chamados "sólidos") dão ao café seu sabor e aroma. Complexidade e habilidade entram na equação por que cada variedade de grão tem seu próprio tempo ideal de torrefação. Enquanto um cilindro de torrefação semelhante a uma secadora de roupa, torra os grãos uniformemente, o experiente mestre de torrefação ajusta a temperatura e o tempo de torrefação de acordo com a aparência, o som e o aroma. Após os grãos terem alcançado a torrefação desejada, eles são rapidamente lançados em um platô resfriado e perfurado para evitar que cozinhem excessivamente. Uma pá larga mantém os grãos sendo revolvidos no platô e um ventilador puxa o ar quente para fora. Este processo é conhecido como torrefação seca. Em contraste, fornos comerciais de larga escala frequentemente esfriam seus grãos com jatos de água. Naturalmente, este processo é conhecido como torrefação úmida. Devido ao fato de os grãos estarem quentes, a água evapora e os esfria. Entretanto, se a água é borrifada após os grãos terem esfriado muito, a água pode invadir os grãos, causando-lhes um aumento indesejável devido à umidade.
Estágios de torrefação
• Torrefação "Light or Cinnamon Roast" - Leve ou de Canela - é a típica torrefação utilizada para café enlatado ou o café institucional, mas é também usada para misturas e combinações. Em ambos os casos, os grãos apresentam um exterior seco com coloração de canela.
• Torrefação "Medium", "City", "Full City" ou "American Roast" é a torrefação para todos os propósitos que a maioria dos americanos parece preferir. Os grãos são de cor marrom-claro e sua superfície é seca. Embora esta bebida