Tecnologia de Moldes Para Polimeros
CAMPUS DE MARABÁ
FACULDADE DE ENGENHARIA DE MATERIAIS
PROCESSAMENTO DE
POLÍMEROS
DISCENTES
TECNOLOGIA DE MOLDES PARA
POLÍMEROS
Andréia Rocha da Silva
Julio Cesar Lima da Silva
Kerlon Klaio de Melo Souza
Marcelo Torres de Oliveira
Renan Mineiro Ferreira
INTRODUÇÃO
A substituição de matérias-primas tradicionais por plásticos (polímeros), pode evidenciar o nível de desenvolvimento tecnológico de um país. Setores como os de utilidades domésticas, construção civil, brinquedos e calçados utilizam cada vez mais plásticos, assim como, setores intensivos de tecnologia, como os de saúde, eletroeletrônicos, aviação e indústria automotiva que aumentam a cada ano, o uso do plástico em seus produtos.
INTRODUÇÃO
Os plásticos são moldados com ferramentas adequadas nas condições a quente e a frio. Um dos pontos-chave de todo o desenvolvimento industrial é o projeto de alto padrão e a construção moderna de moldes para plástico.
Um projeto mal feito ou um material mal definido, podem ser os responsáveis por inúmeros problemas frequentemente observados na moldagem.
MOLDES
Um item fundamental para a produção de um determinado bem a partir de um polímero, sem dúvida é o molde, no que diz respeito ao seu projeto e material com o qual será construido. O molde, em um alguns processos, é uma das partes mais caras. Daí, seu projeto, bem como o material que será usado em sua construção, merecerem ampla discussão.
MOLDES
O molde é adaptado ao final da máquina, geralmente uma extrusora, e recebe, em sua cavidade material plástico fundido por meio de pressão. FATORES IMPORTANTES NO
PROJETO DE UM MOLDE
Tamanho e forma da peça;
Número de cavidades;
Tamanho e capacidade da máquina;
Força de fechamento;
Pressão de injeção;
Fluxo de material no molde;
Contração.
COMPONENTES DO MOLDE
PARA INJEÇÃO
1. PLACA DE FIXAÇÃO INFERIOR
2. COLUNA OU ESPAÇADOR
3. BUCHA-GUIA
4. COLUNA-GUIA
5. PINO EXTRATOR
6. EXTRATOR DO CANAL
7. PLACA PORTA-EXTRATORES