Tecnicas De Processamento De Polimeros
DEAR – Departamento de Engenharia Mecânica e Arquitetura
Curso – Engenharia Mecânica
Disciplina – Tecnologia de Processamento de Polímeros
Adam Allan
TECNICAS DE PROCESSAMENTO DE POLIMEROS
Salvador
2015.1
Adam Allan
TECNICAS DE PROCESSAMENTO DE POLIMEROS
Este trabalho serve como avaliação parcial da disciplina de Tecnologia de Processamento de Polímeros, com o objetivo de demonstrar todo conhecimento adquirido em pesquisas.
Salvador
2015.1
1. Introdução à POLIMEROS
Desde o início dos tempos, o homem vem executando trabalhos de engenharia progressivamente mais complexos, com finalidade de suprir abrigo e propiciar conforto para si e seus dependentes, protegendo-se dos perigos e das intempéries.
O primeiro elemento estrutural de engenharia usado pelo homem foi a madeira, seguindo-se a pedra, depois metais, a cerâmica, o vidro e, finalmente, os polímeros.
A palavra polímero é utilizada para designar moléculas de substâncias formadas por um número grande de unidades moleculares repetidas, denominadas monômeros. Na natureza, são encontrados muitos polímeros importantes: celulose, amido, algodão, borracha, madeira, lã, cabelo, couro.
Os primeiros polímeros sintéticos resultaram da procura de substâncias que reproduzissem as propriedades encontradas nos polímeros naturais. Assim, a falta de borracha natural, no período da Segunda Guerra Mundial, motivou a pesquisa para obtenção de borracha Sintética. Na tentativa de substituir a seda, descobriu-se a fibra de nylon, que significa “Now You Look Old Nippons”. Posteriormente, surgiram vários tipos de polímeros, que permitiram uma modificação muito grande nos costumes do mundo atual.
Os polímeros constituem matéria-prima para a confecção de artigos com a finalidade de atender as mais diversas áreas de utilização.
2. CONCEITOS BASICOS DE POLIMEROS Polímeros são materiais que apresentam em sua estrutura molecular